ATIVIDADES - 2016/2017

ATIVIDADES - 2016/2017

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

                           1ª ACTIVIDADES 2016/2017

Escola de Fuzileiros  

Resenha 01 de Outubro de 2016

 

 

Unidade do Corpo de Cadetes do Mar Fuzileiros

    Realizou-se no dia 01 de Outubro a 1ª actividade do ano 2016/2017 na Escola de Fuzileiros.

    Depois de receberem as boas vindas do Senhor Oficial Dia à E. F., os alunos dirigiram-se para a Secção de Fardamento, onde receberam o uniforme que usarão ao longo da instrução. Foi igualmente distribuído vestuário da AFZ, para ser utilizado em Cerimónias Protocolares.

    Seguidamente iniciaram-se as actividades, com os Testes de Eficiência Motora, com o propósito de aferir as condições físicas e, assim, preparar um programa mais consentâneo com os valores físicos apresentados por cada aluno.

    De seguida, os alunos dirigiram-se para a Piscina, onde efectuaram os testes ao meio aquático.

    As aulas da tarde iniciaram-se na Área de Cerimonial Marítimo, onde foi ministrada a instrução básica de infantaria, aprendendo os ensinamentos regulamentares de ordem unida e a executá-los corretamente.

    A instrução de ordem unida, além da sua função disciplinadora, tem também, como objetivos, a preparação para a execução correcta e digna do Cerimonial Naval, mantêm e desenvolve o espirito de disciplina, sentimento de coesão, hábitos de ordem, pontualidade e uniformidade na execução dos movimentos. Foram igualmente realizadas revisões para os alunos do 2º e 3º ano, do Cadete Porta-Guião e Armado de Espada.

    A última actividade do dia, foi ministrada na sala de aulas pelo Director de Instrução dos Cadetes do Mar, na Área de Comportamento Cívico/Comunidade Naval. O tema abordado foi baseado no Plano Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

    No final das actividades, os alunos foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

******************************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

2ª ACTIVIDADES 2016/2017

Escola de Fuzileiros

Resenha - 29 de Outubro de 2016

      Realizou-se no sábado 29 de Outubro, a 2ª actividade de 2016/2017, na Escola de Fuzileiros.

     Depois de receberem as boas vindas do Senhor Oficial Dia, os alunos dirigiram-se para o edifício do Batalhão de Instrução, onde lhes foi entregue as chaves do alojamento e sala de aula a utilizar para este dia de actividades.

    Iniciaram-se as actividades, com uma aula de Cerimonial Naval sobre o tema de Deveres Militares: Continências, Procedimentos Militares e Honras à Bandeira.

    Deste modo, os alunos aprenderam que a Continência constitui a forma tradicional e obrigatória de saudação, de reconhecimento entre militares e que é uma aceitação voluntária de Disciplina e de Hierarquia.

    Que todo o militar deve ter um Procedimento e Atitude Militar com o seu superior ou subordinado e sempre respeitosa em todas as circunstâncias.

  Quando um militar ou civil, entrar ou sair de bordo de um navio de guerra, quer nacional ou estrangeiro, deve prestar Honras à Bandeira, deverá a meio da prancha ou escada do portaló, parar, virar para o local onde está içada a Bandeira Nacional do País e fazer a continência ou vénia.

    Em seguida os alunos dirigiram-se para a Piscina, para efectuarem mais uma aula de adaptação ao meio aquático, desenvolvendo técnicas diversas de natação e aperfeiçoando o controlo respiratório, ainda muito insuficiente, em alguns alunos.

    Nas actividades da tarde, os alunos dirigiram-se para o Museu de Fuzileiros, através da visita, foi ministrada uma aula sobre o conhecimento da História dos Fuzileiros, num percurso que vai desde o século XIV até ao século XXI. Para além das denominações que foram tendo ao longo dos Séculos, há a realçar o alvará concedido por D. José I, em 1754, em que os Fuzileiros foram considerados a Força Militar com caracter permanente, mais antiga de Portugal.

    Na última aula da tarde, na área de Comportamento Cívico Naval, foi abordado o tema relacionado com o Conceito de Estratégia de Defesa Nacional, baseado na Segurança e Paz.

    No final das actividades, os alunos foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

**************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

3ª ACTIVIDADES 2016/2017

Escola de Fuzileiros

Resenha - 19 de Novembro de 2016

 

    No sábado 19 de Novembro, realizou-se a 3ª actividade de 2016/2017, na Escola de Fuzileiros.

  Depois de receberem as boas vindas do Senhor Oficial Dia, e, da distribuição dos alojamentos, os alunos dirigiram-se para o Departamento de Apoio Geral Serviço de Educação Física, onde decorreram as aulas de orientação desportiva e de natação.

Orientação Desportiva:

   Depois de uma breve introdução sobre o conceito de orientação desportiva, os alunos aprenderam a conhecer o mapa; código de cores, escalas, (mapas militares e mapas de orientação desportiva), equidistância, curvas de nível, legendas e norte da carta. Assim como, o conhecimento dos restantes elementos de orientação; bússola, agulha magnética e azimute, prisma ou baliza de orientação, picotador ou alicate de orientação, cartão de controlo e os diferentes tipos de prova de orientação. Terminando com a realização de um percurso individual de orientação desportiva no interior da Escola de Fuzileiros.

Natação

   Os alunos dirigiram-se para a piscina, onde efectuaram exercícios de adaptação ao meio aquático, com o ensino/aperfeiçoamento da técnica de crol e de bruços, sincronização do movimento dos membros superiores com o controlo respiratório. Realizando também, exercícios de apneia e salto da prancha de 3 metros, com a entrada de pés na água. 

   Nas actividades da tarde, os alunos deslocaram-se para a Parada onde lhes foi ministrada no âmbito da área da Disciplina de Cerimonial Naval, a formação de Cadete Porta Estandarte e aprendizagem do manuseamento (pé firme e em marcha) do Guião da Unidade.

   Na última aula da tarde, na área de Comportamento Cívico Naval, foi abordado no âmbito - Conceito de Estratégia de Defesa Nacional, baseado na Segurança e Paz. Foi igualmente apresentado pelos Cadetes, um trabalho sobre o tema relacionado com o Direito Internacional para a Paz e Defesa de Portugal.

   No final das actividades, os alunos foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF 

**************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

4ª ACTIVIDADES 2016/2017

Museu de Marinha

Resenha 14 de Janeiro de 2017

 

    Conforme Calendário de Actividades da UCMF para sábado 14 Janeiro, realizou-se a visita de estudo ao Museu de Marinha.

    Os Cadetes tiveram a oportunidade de estudar a história de dois Heróis contemporâneos, da Marinha, através de documentação baseada em livros e revistas militares existentes na Biblioteca do Museu, assim como, o tema relacionado com o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. Estes estudos serão apresentados e certificados no final do curso, no Dia do Cadete de Portugal.

    Pela tarde, os Cadetes e os seus Formadores fizeram uma visita guiada ao Forte do Bom Sucesso, administrado pela Liga dos Combatentes, onde visitaram a exposição permanente “O Combatente Português” e também os três espaços com equipamento relativo aos diversos ramos das Forças Armadas.

    No exterior, tiveram a oportunidade de conhecer com mais profundidade o significado do Monumento dos Combatentes, o qual é ladeado pela parede do Forte, onde se encontram as lápides em homenagem dos que morreram por Portugal. Estas lápides foram colocados baseadas em listas oficiais, por ano e ordem alfabética. Encontra-se também incrustado nesta parede, a Capela do Combatente, que no seu interior tem um túmulo que simboliza todos aqueles que tombaram pela Pátria.

    Deste modo, os Cadetes enriqueceram os seus conhecimentos acerca do nosso património histórico militar.

    No final da visita, os Cadetes reuniram-se com os seus Formadores numa sala do Museu de Marinha, para colocar algumas dúvidas que foram esclarecidas, sobre as visitas efectuadas aos dois museus.  

  

José Talhadas.

Comte da UCMF

 

Afonso Brandão.

Mestre da UCMF

 

********************************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

5ª ACTIVIDADES 2016/2017

Escola de Fuzileiros

Resenha 11 de Fevereiro de 2017

 

      No dia 11 de Fevereiro de 2017, decorreu, na Escola de Fuzileiros, a 5ª actividade dos Cadetes do Mar “Fuzileiros” referente ao ano 2016-2017.

    Depois de receberem as boas vindas do Senhor Oficial de Dia, e da distribuição do alojamento, os alunos dirigiram-se para o Serviço de Educação Física, onde decorreu a aula de Defesa Pessoal e outra de natação

      Técnica de Defesa Pessoal. Os Cadetes começaram por efectuar o Aquecimento (condição Física Geral - Mobilidade Articular), passando depois à técnica de Defesa Pessoal com pegas cruzadas, em cima, baixo e pegas de controlo/Imobilização. Seguindo-se a técnica Middle KicK sofrendo contra-ataque com queda. Finalmente terminaram com o Jiu-jitsu, - Baiana (queda) e Single Leg (queda),terminando esta aula com relaxamento muscular/articular e de alongamentos.

    Actividade de Natação. Os Cadetes começaram por realizar exercícios de revisão, nomeadamente ao nível do controlo respiratório. Posteriormente foram realizados alguns exercícios nas técnicas de crol e bruços que visavam principalmente o aperfeiçoamento e consolidação dos gestos técnicos e respectiva sincronização com o controlo respiratório. Realizaram ainda natação uniformizados com fato de exercício. Estes exercícios visavam a adaptação aos constrangimentos das dificuldades ao fato de exercício durante as técnicas de nado. No final da aula, no contexto do auto-salvamento e natação de sobrevivência, os Cadetes, aprenderam a fazer uma boia improvisada utilizando as calças do fato de exercício.

   Nas actividades da tarde, os Cadetes dirigiram-se para o Hangar da Unidade de Meios de Desembarque, onde tiveram a oportunidade de conhecer as embarcações mais utilizadas pelos Fuzileiros, os Botes Zebro III. Recebendo instrução de montagem e desmontagem dos Botes, assim como; as características e a sua utilização.

       Os Cadetes Graduados seguiram para a sala de aula, onde foi ministrada pelos Cadetes Especializados, uma aula, sobre conhecimento das Regras para o uso da Bandeira Nacional, onde puderam descrever o significado das cores, os Símbolos, os locais onde a Bandeira deve ser hasteada diariamente, o Protocolo, e como deve ser dobrada e transportada.

 

     Na última aula da tarde, foi abordado o tema Temático da Educação para a Cidadania, relacionado com o Conceito de Estratégia da Defesa Nacional.

    No Final das Actividades os alunos foram transportados para a Estação fluvial do Barreiro.

 

José Talhadas.

Comte da UCMF

 

Afonso Brandão.

Mestre da UCMF 

*****************************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

6ª ACTIVIDADES 2016/2017

Escola de Fuzileiros

Resenha 11 de Março de 2017

 

    No sábado 11 de Março de 2017, decorreu na Escola de Fuzileiros, a 6ª actividade dos Cadetes do Mar “ Fuzileiros” referente ao ano 2016-2017. Neste dia encontravam-se calendarizados as seguintes áreas de Formação:

    Cerimonial Naval – Ordem Unida, Cadete Armado com Espada.

    Aptidão Física – Pista de Lodo sem obstáculos e Natação.

    Comportamento Cívico/Comunidade Naval.

    Depois de receberem as boas vindas do Senhor Oficial de Dia, e da distribuição do alojamento, os cadetes dirigiram-se para o Serviço de Armamento onde lhes foram distribuídas as espadas. Seguindo-se a respectiva formação de Ordem Unida, onde foi efectuada uma revisão da disciplina do cadete armado de espada, e aprendendo também as restantes posições e movimentos com a espada embainhada e desembainhada, e assim como, as diversas marchas militares.

    Sobre a responsabilidade do Serviço de Educação Física, seguiu-se a actividade da pista de Lodo, apenas com a travessia de toda a pista, sem a execução de qualquer um dos obstáculos. Conforme habitual nesta actividade, inicialmente os Cadetes do Mar receberam instruções sobre os procedimentos a observar e comportamentos a adoptar na pista de lodo. Depois, já equipados com o fato de exercício e as botas de lona, iniciaram a travessia, que devido ao reduzido caudal, dificultou a execução da mesma criando assim, uma dificuldade acrescida. Mas, os cadetes mantiveram-se unidos e apoiaram-se mutuamente, demonstrando um grande espirito de corpo, entreajuda e camaradagem.

    Em seguida, os cadetes dirigiram-se para a Piscina onde efectuaram Natação, os objectivos a alcançar eram os seguintes: - Treino da resistência aeróbica, aperfeiçoamento das técnicas de crol e bruços e natação de salvamento. Durante alguns minutos, realizaram um aquecimento, no qual nadaram nas técnicas de crol bruços e costas. Posteriormente foram realizados exercícios de aperfeiçoamento das técnicas anteriores.

    A parte final da aula foi dedicada ao salvamento aquático, tendo sido transmitido aos cadetes ainda que de forma sucinta, alguns conceitos que envolvem o tema - Condições do Mar, tipos de náufrago e meios de salvamento, cuidado a ter na abordagem ao náufrago, especialmente com náufragos em pânico, técnicas de nado de nadador salvador e algumas técnicas de reboque de náufrago. Por fim, com o intuito de consciencializar os cadetes das dificuldades inerentes ao salvamento de um náufrago inconsciente, foi realizado um exercício em que cada um deles teria que salvar um outro, sem utilizar meios de salvamento. Neste exercício, o cadete a desempenhar funções de nadador-salvador teria que saltar para a água, nadar até junto do náufrago, sem perder o contacto visual com este e executar a técnica de reboque de um náufrago inconsciente.

    No Comportamento Cívico/Comunidade Naval, foram abordados temas relacionados com o Conceito de Estratégia da Defesa Nacional: Ameaças/Interesses e Aliados/Direito Internacional para a Paz/ Defesa de Portugal. Foi também referenciado pelos Cadetes o tema sobre os Povos de cultura Ocidental e o valor que os mesmos dão à Paz. E por fim, foram revistos os trabalhos individuais que serão apresentados para certificação no Dia do Cadete de Portugal.

    Neste dia, também foi entregue à Secção de Fardamento, o uniforme verde, distribuído no início do ano, para as actividades realizadas na Escola de Fuzileiros.

    No Final das Actividades os alunos foram transportados para a Estação fluvial do Barreiro.

 

José Talhadas.

Comte da UCMF

 

Afonso Brandão.

Mestre da UCMF

********************************************

 

 

FIM DA ACTIVIDADE 2016/2017