DIA NACIONAL CADETES 2019

DIA NACIONAL CADETES 2019

DIA NACIONAL CADETES

    DO MAR E DO EXÉRCITO 

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO MILITAR

 4 de Maio de 2019 

    O Dia Nacional dos Cadetes do Mar e do Exército de Portugal, teve lugar este ano, no dia 4 de Maio de 2019, no Instituto Universitário Militar (IUM), em Pedrouços.

    Presidiu ao evento S. Exª o Almirante Macieira Fragoso, na qualidade de Presidente do Conselho Superior da Liga dos Reservistas de Portugal, que foi acompanhado por S. Exª o Comandante do IUM, General Rafael Martins, pelo Presidente da Assembleia Geral do Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA), Almirante Leiria Pinto, pelo Presidente da Direção do GAMMA, Comandante Rocha e Abreu e pelo Presidente da Associação de Fuzileiros, Comandante Leão Seabra. Esteve presente em representação de S. Exª o Almirante CEMA, o Diretor da Comissão Cultural de Marinha, Almirante Valente dos Santos.

    Os jovens Cadetes da grande Lisboa e os Reservistas Voluntários seus formadores apresentaram os trabalhos produzidos ao longo do ano escolar, neste seu dia festivo anual, para o qual convidaram, para se juntarem a eles, os Pais, familiares e amigos dos Cadetes, os Professores das Escolas onde intervêm, os Formadores das associações cívicas e patrióticas suas parceiras e os Militares que os apoiam ao longo do ano.

    Este ano os jovens Cadetes nas suas Escolas e os Reservistas Voluntários seus formadores, organizaram-se pela primeira vez em Portugal, para responderem positiva e entusiasticamente ao apelo que S. Exª. o Almirante CEMGFA, António Silva Ribeiro lhes dirigiu o ano passado, para que se empenhassem todos numa ação cívica e patriótica junto dos jovens das Escolas onde atuam, com vista à  divulgação dos Deveres dos Portugueses para com a Defesa da nossa terra, face às ameaças crescentes a que a civilização ocidental que construímos está sujeita, nomeadamente colaborando com o Estado-Maior General no seu programa de Divulgação das Missões das nossas Forças Armadas e seus aliados da NATO.

    Ao início da manhã os jovens Cadetes e os Reservistas seus formadores,  formaram na parada do IUM, numa cerimónia de demonstração do sentimento de identidade nacional e solidariedade para com as nossos Forças Armadas. Todos cantaram o Hino Nacional, enquanto foi içada a Bandeira Nacional.

   Ao fim da manhã, nas salas de aula do IUM, Cadetes e Reservistas apresentaram os seus trabalhos como “Voluntários da Defesa”, junto dos outros alunos das suas Escolas.

    As apresentações constaram, ou de um alerta cívico contra as ameaças a Portugal, nos dias de hoje ou noutra época, ou de um apelo solidário, para uma causa comum aos Portugueses. Em todas as salas, estes jovens Cadetes corajosos e determinados, abordaram estes assuntos atuais que estudaram e apresentaram para debate, sobre os caminhos da defesa solidária do nosso Portugal de hoje e de sempre, perante júris das instituições que ao longo do ano apoiam a sua formação.

    Ao início da tarde, após o almoço convívio dos familiares, Cadetes, Professores e Reservistas, o Instituto Universitário Militar convidou todos a participarem num briefing de apresentação das suas actuais missões.

  

Comandante Bellem Ribeiro

Diretor de Instrução dos Cadetes do Mar de Portugal

 

Sarg. Aj FZE/US Afonso Brandão

Presidente do Núcleo da Liga dos Reservistas de Portugal para a imagem e publicações

 

 

DIA NACIONAL CADETES

DO MAR E DO EXÉRCITO 

 

 11 de Maio de 2019