Hospedagem de Sites com cPanel, Domínio, Emails, PHP, Mysql, SSL grátis e Suporte 24h

ENTREGA CERTIFICADOS 2017

ENTREGA CERTIFICADOS 2017

ESCOLA DE FUZILEIROS/MUSEU

 

   

 

    Realizou-se no dia 03 de Junho de 2017 no Museu da Escola de Fuzileiros a  entrega de Certificados aos Cadetes do Mar de Portugal Fuzileiros, que lhes confere a promoção a Cadetes Especializados. Foi também efetuada a rendição de Comando da Unidade, terminando assim a vigência de 7 anos do Comandante SARG-MORFZE, José Talhadas e Mestre da Unidade SARGAJ-US/FZE Afonso Brandão.

 

 

UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS

    Decorreu no passado dia 03 Junho, a 8ª actividade da Unidade de Cadetes do Mar “Fuzileiros”, na AFZ e no Museu da Escola de Fuzileiros

    Os Cadetes foram recebidos pelo Senhor Presidente da Associação de Fuzileiros, CMG José Ruivo, Vice-presidente CFR Benjamim Correia e Senhor Secretário Geral Mário Gonçalves.

    Seguiram-se os cumprimentos ao Senhor Presidente da AFZ, o qual deu as boas vindas e salientou a importância para a Instituição ao receber os Cadetes e Familiares, na sua Sede, situada no Barreiro.

    Depois de esta formalidade os Cadetes acompanhados dos seus Formadores e Familiares dirigiram-se para o Restaurante da Associação, onde foi servido o almoço a toda a delegação.

    Na parte da tarde, no Museu da Escola de Fuzileiros, já com a presença do Senhor ALM Macieira Fragoso, CALM Moreira Braga, CMG Pacheco dos Santos, CMG José Ruivo, CMG Vasco Brazão, CMG Metello de Nápoles e mais convidados e sócios da Associação, teve início a Cerimónia de Graduação e Especialização, Entrega de Comando e Tomada de Posse do Comandante da UCMF.

    A abertura da Cerimónia foi conduzida pelo Director de Instrução do Corpo de Cadetes do Mar Cte. Bellem Ribeiro, que fez um resumo sobre os Cadetes do Mar, já com sete anos história, como se organizam em Portugal, e quais as suas Finalidades.

    O Comandante da UCMF começou por agradecer as presenças das Entidades e dos restantes convidados e Familiares dos Cadetes. No início da sua exortação, relembrou o 03 Junho, data da criação da Escola de Fuzileiros, com um breve resumo histórico sobre o lugarejo de Vale de Zebro e a importância que teve para a História da Marinha Portuguesa. Na continuação do seu discurso, referenciou a UCMF desde a sua criação e constituição (Setembro de 2011) até à presente data. Terminando a sua apresentação, por agradecer à Associação de Fuzileiros, assim como, às restantes Identidades, GAMMA e EMA, E.F, C.F. e LRP, o apoio prestado aos Cadetes na sua Formação. Na sequência, para dar melhor conhecimento aos convidados sobre as actividades, foi passado em PowerPoint, as diversas fases de formação e de instrução dos Cadetes do Mar “Fuzileiros”.

    Seguiu-se a apresentação pública dos trabalhos do módulo Voluntários da Defesa de Portugal e Aliados, de autoria dos cadetes “Fuzileiros” Afonso Duarte e Miguel Trancoso, e do Caderno Naval de homenagem a dois heróis marinheiros do Séc. XX, Comandante Alpoim Calvão e Comandante Rebordão de Brito, da autoria dos cadetes “Fuzileiros” Luis Liberato e Diogo Silva.

    No final das apresentações foram entregues os Certificados de Especialização e Graduação dos cadetes, pelas seguintes Entidades: Presidente C.S. da LRP Almirante Macieira Fragoso, Presidente do GAMMA C/Alm. Moreira Braga, Presidente da AFZ José Ruivo e Comandante do CCM. CMG Peixoto Queiroz. Terminando esta cerimónia com a passagem de um Clip de Homenagem a todos os Cadetes especializados, desde 2011 a 2017.

    Por último, efetuou-se a cerimónia de entrega de Comando pelo SMOR REF Talhadas, com a passagem do Guião do Corpo de Cadetes do Mar ao 2º Tenente RD Ribeiro Pacheco. Seguidamente, o novo Comandante da Unidade usou da palavra, felicitando o trabalho realizado pelo anterior Comando e acentuou que pretende prosseguir os objetivos traçados e reforçar o sucesso da formação de novos Cadetes.

    Na intervenção de encerramento o Senhor Almirante Macieira Fragoso, proferiu palavras de elogio a esta iniciativa, onde assinalou com muito agrado o trabalho efetuado ao longo de estes anos, principalmente a grande contribuição para os jovens que passaram pela Unidade, onde adquirem conhecimentos relevantes de cidadania e a indelével marca dos valores da Pátria, contribuindo assim, no futuro, para a construção de um Portugal melhor.

 

José Talhadas Comte UCMF

Afonso Brandão Mestre UCMF

ASSIM ENCERROU O ANO LECTIVO 2016/2017