Criar uma Loja Virtual Grátis

DIA NACIONAL CADETES 2017

DIA NACIONAL CADETES 2017

DIA NACIONAL DOS CADETES DE PORTUGAL

ESCOLA NAVAL - 2017 

    Notícia dos Cadetes do Mar sobre o seu Dia Nacional, na Escola Naval, a 29 de Abril de 2017 O Corpo de Cadetes do Mar (CCM) organiza-se em Portugal, em sintonia com o espírito e a estrutura preconizados pela “International Sea Cadet Association”, organização internacional que congrega as associações da sociedade civil que nos seus países sustentam o programa dos Cadetes do Mar. Em Portugal a associação fundadora deste programa foi o Grupo de Amigos do Museu de Marinha.

    Os Cadetes do Mar são assim um movimento mundial de jovens que aprendem a ter orgulho na história dos países a que pertencem, por isso, valorizam as causas e os sucessos da sua Pátria. Assim, entre nós, os Cadetes do Mar empenham-se em ganhar o espírito Naval e divulgar e promover nas suas comunidades a segurança e a defesa de Portugal e dos Portugueses, e o papel determinante que aí desempenham as nossas Forças Armadas. Com especial relevo estudamos os desafios que o novo território marítimo Português (solo e subsolo submerso do Atlântico Norte) nos vai exigir, em simultâneo com as novas carreiras e oportunidades que ele vai de novo oferecer aos Portugueses.

    O Corpo de Cadetes do Mar de Portugal, é uma rede nacional de Unidades de Cadetes do Mar, organizadas ou particionadas por Entidades da Sociedade Civil ligadas ao mar e que, com o apoio da Marinha realizam embarques e visitas com jovens às instituições da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional (AMN), sempre enquadradas por Militares da Armada e Reservistas Voluntários.

    As Escolas, os colégios e as Associações ligadas à Marinha que tenham em desenvolvimentos Projectos Educativos, Projectos Curriculares de Escola ou de Turma aprovados, sobre os assuntos do Mar, ou ainda Clubes de Mar em complemento curricular, podem nomear um Professor ou equipa interlocutora para o estabelecimento de protocolos com a Marinha, a AMN e as referidas entidades da sociedade civil.

    Pode candidatar-se uma turma ou um subgrupo de turmas do (5º ao 12º), abrangido na Escola por algum dos projectos acima nomeados, cujo Professor responsável se disponibilize a coordenar, tenha horário atribuído nessa turma e seja autorizado pela Direcção nos termos do protocolo a estabelecer.

    Existem já algumas Escolas e Associações que formaram Unidades de Cadetes do Mar, tal como a Associação de Fuzileiros, que deu origem à Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, e que desde 2011 mantém uma Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros.

    No sábado 29 de Abril, realizou-se a Cerimónia anual do Dia Nacional dos Cadetes do Mar e do Exército.

    Ao fim da manhã, na Parada da Escola Naval formou o Corpo de Cadetes, comandado pelo Senhor Comandante Peixoto de Queiroz, Comandante do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal com a seguinte constituição: Unidade de Cadetes do Mar “Fuzileiros”, Comandada pelo SMOR Talhadas, Unidade de Cadetes do Mar da Escola Básica de Marinhas do Sal de Rio Maior, Comandada pelo SAJ Pereira, Unidade de Cadetes do Mar Escola Pedro Arrupe, Comandada pelo SMOR David, Unidade de Cadetes do Mar da Escola Secundária da Amadora, Comandada pelo SAJ Maia, Unidade de Cadetes do Exercito da Escola de Marinhas do Sal de Rio Maior, Comandada pelo SCH Cunha e a Banda da Armada.

    Após a chegada de S. Exª o Vice Almirante Sousa Pereira, Director-Geral da DGAM, em representação de S. Exª o Almirante CEMA e acompanhado Comandante da Escola Naval Contra-Almirante Henriques Gomes, dirigiu-se à parada onde recebeu as honras tradicionais, prestadas pelo Comandante do Corpo de Cadetes. Seguidamente passou revista, dirigindo palavras de cortesia aos jovens Cadetes, elogiando a sua postura e garbo. Seguiu-se a entrega de condecorações a dois Reservistas e finalizando a cerimónia, com a execução do Hino Nacional, pela Banda da Armada, cantado pelos Cadetes e pelos convidados que assistiram à Cerimónia.

    Seguiu-se o almoço convívio dos Cadetes, pais e formadores no Refeitório da Escola Naval, com a presença das altas entidades convidadas.

    Na parte da tarde, tiveram lugar as diversas Exposições organizadas pelos Cadetes e Professores das Escolas, sobre temas da Defesa de Portugal, Missões e meios das nossas Forças Armadas, divulgação dos Heróis militares da História de Portugal, dos Navios, dos Regimentos, das Escolas Militares, dos Museus, que foram visitadas pelo Senhor Almirante DGAM e altas entidades convidadas. Em todas essas salas decorriam, as apresentações dos trabalhos finais de graduação dos Cadetes do Mar e do Exército das Unidades do País, perante os júris das Instituições que os certificaram. O Senhor Almirante DGAM e as altas entidades que o acompanharam, tiveram sempre palavras elogiosas e motivadoras para com os jovens Cadetes, exortando-os a trabalharem mais, em todas as áreas abordadas, para a afirmação e defesa de Portugal e dos nossos aliados.

    Seguiram-se visitas guiadas, em que os Cadetes e Familiares, acompanhados por Cadetes da Escola Naval, tiveram oportunidade de conhecer as suas instalações e organização actual dos cursos de formação dos Oficiais da Armada.

    Em simultâneo decorreu o 1º Congresso dos Reservistas de Portugal, durante o qual foi assinado um protocolo com a Autoridade Marítima Nacional e foram distinguidos os primeiros Comandantes e Formadores do Corpo de Cadetes do Mar e do Exército, através da entrega de Diplomas de Sócios de Honra, Classe do Mérito, pelo GAMMA e Liga dos Reservistas. Encerrou o Congresso o Senhor Almirante Sousa Pereira, com palavras de apreço e apoio para com todos os Reservistas.

Fotografia;

Mário Manso