ATIVIDADES - 2015/2016
UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS
1ª ACTIVIDADES 2015/2016
Escola de Fuzileiros
Resenha 19 de Setembro de 2015
As primeiras apresentações: os cumprimentos da praxe entre os mais velhos e mais novos, (estes),imbuídos no espirito de vontade e conquista de poderem vir a integrar esta unidade.
Na Escola de Fuzileiros, os alunos foram recebidos pelo Senhor STEN TSN (DESP) António Fernandes, Coordenador e Oficial de Ligação entre a Escola de Fuzileiros e a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros. O Senhor Oficial apresentou as boas vindas em nome do Comandante da Escola, incentivando os alunos na aprendizagem dos valores cívicos e militares, ministrados por as duas instituições.
Depois das palavras de incentivo, foram atribuídas as instalações já reservadas aos alunos e procedeu-se ao início da Actividades que constavam no calendário de Formação.
Seguiu-se, a distribuição do uniforme nº9, que os alunos usarão ao longo da instrução na E.F. e igualmente, os artigos (peças de vestuário) da Associação de Fuzileiros, utilizados em Cerimónias Protocolares.
Iniciamos a formação na sala de aula do B.I., com a disciplina de Cerimonial Naval, abordando o tema da História do Corpo de Cadetes do Mar, a sua organização e constituição.
Seguidamente, iniciaram-se os testes de eficiência motora com o propósito de aferir as condições físicas, e assim, preparar um programa mais consentâneo com os valores físicos apresentados pelos alunos.
As aulas da tarde, iniciaram-se na área do Cerimonial Naval, abordando o tema de Regulamentos internos, Direitos e Deveres dos Cadetes, assim como, aprendizagem dos Postos da Marinha Portuguesa,indetificando as suas Classes (Oficiais, Sargentos e Praças) Foi igualmente abordado um Resumo Histórico dos Fuzileiros, desde de 1621 com a constituição do -Terço da Armada da Coroa de Portugal- os legítimos herdeiros da mais antiga força militar constituída com caracter permanente em Portugal.
Os alunos tiveram a 1ª Instrução de Ordem Unida, aprendendo a treinar os ensinamentos regulamentares de ordem unida, e a executá-los correctamente. A instrução de ordem unida, além da sua função disciplinadora tem também como objectivo a preparação para a execução correcta e digna do cerimonial naval. Mantêm e desenvolve o espirito de disciplina e o sentimento de coesão e hábitos de ordem, pontualidade e uniformidade na execução dos movimentos.
Seguidamente foi ministrada a aula de Comportamento cívico/Comunidade Naval, sobre o tema referente ao Direito Internacional da ONU e do Conselho de Segurança. O número de Países no Mundo que fazem parte de estes Tratados e as abrangências que os envolvem.
No final das actividades, os alunos foram transportados à Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante UCMF
Afonso Brandão
Mestre UCMF
*******************************************
UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS
2ª ACTIVIDADES 2015/2016
Escola de Fuzileiros
Resenha 10 de Outubro de 2015
Na Escola de Fuzileiros, os alunos foram recebidos pelo o Senhor STEN TSN (DESP) António Fernandes, Coordenador e Oficial de Ligação entre a Escola de Fuzileiros e a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, o qual apresentou as boas vindas em nome do Comando da Escola de Fuzileiros.
Os alunos iniciaram a primeira aula na área de Aptidão Física, coordenados por um Formador da Escola de Fuzileiros, a formação realizou-se baseada em exercícios de flexibilização e de musculação, adaptados ao valores físico de cada um dos alunos, com o objectivo de fortificação muscular do seu trem superior. No período da manhã os alunos continuaram com actividades de formação.
Na área do Cerimonial Marítimo, fizeram uma revisão de movimentos de Ordem Unida da aula anterior, seguindo a aprendizagem de novos Procedimentos e Atitudes Navais: a continência, o tratamento e a deferência com os superiores hierárquicos, assim como, os movimentos e posições com o Guião/Flamula, do Corpo de Cadetes do Mar.
As aulas da tarde, iniciaram-se na área da Ciências Militares, os Cadetes dirigiram-se para o Hangar da Unidade de Meios de Desembarque, onde pela primeira vez tiveram a oportunidade de conhecer as embarcações dos Fuzileiros.
Aprendendo as principais características dos botes zebro III, assim como; onde se encontram localizadas as camaras de flutuação, os paneiros e as longarinas, e proceder à montagem e desmontagem dos mesmos. Terminando esta formação com a aprendizagem de remo neste tipo de embarcação, no rio Coina.
Depois de um banho retemperador, os cadetes seguiram para a sala de aulas, onde foi ministrada com apoio vídeo, uma aula inserida na Área Comunidade Cívica, sobre a História Naval.
O tema abordado foi o das embarcações utilizadas neste feito histórico da Expansão Marítima Portuguesa. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a Barca/Caravela, em que Gil Eanes passou o Cabo Bojador, depois as Caravelas, de velas Latinas e redondas, utilizadas no século XV, seguindo-se as Naus, de vela redonda, navios já de grande porte utilizados no comércio de especiarias e mercadorias, de e para a Índia. Seguiram-se, os Galeões, navios com missão bi-funcional com a finalidade de transporte de mercadoria e igualmente com a capacidade de combate, assim como, as Caravelas Redondas, navios considerados na época para combate Naval, que aliavam enorme capacidade de manobra e de artilharia com ritmo de disparo superior a outra embarcação existente nos mares. Estes navios tinham como missão, a escolta das frotas e de sua proteção contra os ataques da pirataria, no século XVI e XVII.
No final das actividades, os alunos foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
*****************************************
UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS
3ª ACTIVIDADES 2015/2016
Escola de Fuzileiros
Resenha 14 de Novembro de 2015
<span style="font-family: book antiqua,palatino,serif