ATIVIDADES - 2013/2014
UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS
No dia 21 Setembro, deu-se início à 1ª Actividade do Ano 2013/ 2014.
Às 0830 conforme combinado (Estação Fluvial do Barreiro), encontrámo-nos com os alunos da 1ª e 2ª Esquadra da Unidade Cadetes do Mar Fuzileiros.
Primeiras apresentações, os cumprimentos da praxe entre os mais velhos e mais novos, (estes),imbuídos no espirito de vontade e conquista de poderem vir a integrar esta unidade.
Na Escola de Fuzileiros, os alunos foram recebidos por o Senhor 1º Tenente Pedro Dias, Coordenador e Oficial de Ligação entre a Escola de Fuzileiros e a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros. Apresentando as boas vindas em nome do Comando da Escola, incentivando os alunos na aprendizagem dos valores cívicos e militares ministrados por as duas instituições.
Depois das palavras de incentivo, foram atribuídas as instalações já reservada aos alunos e procedeu-se ao início da Actividades que constavam no calendário de Formação.
Seguiu-se a distribuição do uniforme nº9, que os alunos usarão ao longo da instrução na E.F. e igualmente, os artigos (peças de vestuário) da Associação de Fuzileiros, utilizados em Cerimónias Protocolares.
Seguidamente, iniciaram-se os testes de eficiência motora com o propósito de aferir as condições físicas, e assim preparar um programa mais consentâneo com os valores físicos apresentados pelos alunos.
Depois de uma merecida pausa para o almoço, aproveitou-se a ocasião para esclarecer os anseios e as duvidas apresentadas pelos alunos.
As aulas da tarde iniciaram-se na área do Cerimonial Naval, abordando o tema da História e da organização do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal, apresentado pelo Senhor Director de Instrução Comandante Bellém Ribeiro.
Seguiu-se a apresentação de um trabalho efectuado pelos Cadetes do 2ºano, cujo tema abordado foi o da História dos Fuzileiros desde 1621 -Terço da Armada da Coroa de Portugal – os legítimos herdeiros da mais antiga força militar constituída com caracter permanente em Portugal.
Pela 1ª vez, introduziu-se na área de Formação dos Cadetes, a designação de Apoio Escolar: Tutoria complementar, em especial no domínio das disciplinas de Português e Matemática, em consonância com os programas aprovados pelo Ministério da Educação e Ciência. Esta disciplina é ministrada pelo sócio da Associação de Fuzileiros, Doutor Gomes da Silva.
Nesta aula, procurou-se diagnosticar o desempenho nas disciplinas de Português e Matemática, e sobretudo as dificuldades que os alunos mais sentem.
No final das actividades, os alunos foram transportados à Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante UCMF
Afonso Brandão
Mestre UCMF
Fotografia
Mário Manso
***************************************
Actividade 21-09-2013
Unidade de Fuzileiros Cadetes do Mar
Escola de Fuzileiros
FOTO
*********************************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 12-10-2013
Conforme calendário programado para o dia 12 de Outubro, pelas 0820 horas, dirigimo-nos para a Estação Fluvial do Barreiro, onde já se encontravam os Cadetes do 1º e 2º ano em amena conversa à nossa espera, e como estabelecido, orgulhosamente fazendo uso do traje representativo da Associação de Fuzileiros. Depois de uma breve conversa de boas vindas, rumamos em direcção à Escola de Fuzileiros.
Como sempre acontece, à nossa espera, encontrava-se o 1º Tenente Pedro Dias e o Senhor Oficial de Serviço, depois de uma breve troca de cumprimentos, seguimos para os alojamentos destinados no Batalhão de Instrução.
Os alunos devidamente uniformizados iniciaram as actividades académicas do (1º e 2º ano). Conforme o programa, o 1ºano deslocou-se para o Museu da Escola de Fuzileiros, acompanhado por dois formadores dos Cadetes do Mar, para a visita guiada e com as devidas explicações dadas pelo militar encarregado do Museu. A matéria em estudo é referente à História dos Fuzileiros. O interior do museu dá-nos uma imagem singular da sólida traça pombalina do edifício, onde o tijolo das suas abóbadas transmite serenidade de espirito a quem o visita. Este espaço obedece à moderna técnica museológica, e ao longo das suas salas, o seu acervo ilustra o historial dos fuzileiros, num percurso que se inicia desde a data de sua criação (1621) até à actualidade, focando a sua acção no Brasil, nas grandes explorações no continente africano, nas campanhas em África no Século XIX e na Guerra do Ultramar de 1961 a 1974, assim, como no apoio à paz em vários Países. Os cadetes adquiriram ao longo da visita ao Museu, informação e conhecimentos que certamente serão importantes no estudo da Área da História Marítima.
No mesmo horário, os Cadetes do 2ºano tinham uma formação teórica e prática de Cerimonial Naval, no âmbito do manuseamento do Guião, aprendendo as posições, e os movimentos a pé firme e em marcha, assim como a constituição de um Bloco de Estandartes e Guiões.
Seguiu-se em complemento para todos os alunos que constituem esta Unidade, a instrução de Aptidão Física. Esta formação foi ministrada por Formadores de educação física da Escola de Fuzileiros, dirigida pelo oficial coordenador das actividades dos Cadetes do Mar, Senhor 1º Tenente Pedro Dias.
Depois do almoço, os alunos reiniciaram as actividades que constavam no Programa, foram abordadas duas Áreas de formação; “Regras de Cidadania”, que se insere metodologicamente no campo da investigação-acção, cujo tema em destaque incluía: Dispositivos de Segurança da área Marítima e os espaços marítimos sob soberania, jurisdição e de responsabilidades nacional, (Zona Económica Exclusiva).
Na área da História Marítima, foi abordado o tema sobre os heróis marinheiros no período da 1º Grande Guerra Mundial, em que a Marinha participou em África na defesa das suas Províncias de Angola e Moçambique. Estudo muito importante para todos os portugueses, devido ao próximo centenário de este conflito mundial e das “causas e efeitos” da entrada de Portugal na Guerra.
No final da tarde, os Cadetes foram visitados pelo Senhor CMG Francisco Lheno Preto, Presidente da Associação de Fuzileiros, patrocinadora da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros. Foram proferidas palavras de incentivo, de entre ajuda e espirito de grupo. O Senhor Presidente aconselhou-os a aproveitarem toda a formação naval e outros ensinamentos adquiridos que, certamente irão beneficiar no seu percurso de vida, civil ou militar. Para terminar, referiu, que apesar das dificuldades, a Associação continuará a apoiar como o tem vindo a fazer os seus Cadetes do Mar Fuzileiros.
As actividades de formação terminaram pelas 1700 horas, apresentando os cadetes cumprimentos de despedida aos seus formadores e de seguida foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
Fotografia
Mário Manso
******************************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 16-11-2013
Conforme calendário de actividades programadas para o dia 16 Novembro, o encontro com os Cadetes realizou-se como sempre, na Estação Fluvial do Barreiro. Quando chegamos com a viatura, já lá estavam eles, trajando de uniforme azul com o símbolo da Associação de Fuzileiros.
Depois dos cumprimentos habituais, seguimos em direcção à E.F., à nossa espera encontrava-se o Senhor Oficial de Dia, que deu as boas vindas em nome do Comando da Escola. De seguida, foi transmitido ao cadete mais antigo quais as instalações que estavam destinadas para a Unidade, com a seguinte recomendação; que no final da instrução, as deixassem limpas como as encontraram.
A Instrução, iniciou-se com a Disciplina de Aptidão Física, “treino em circuito”, ministrada pelo formador de Educação Física da Escola de Fuzileiros, e dirigida pelo oficial coordenador das Actividades dos Cadetes do Mar, Senhor 1º Tenente Pedro Dias.
A 2ª aula da manhã: “Disciplina de Cerimonial Naval”, onde foram abordados vários temas de regulamentação militar. Seguidamente, os alunos assistiram a uma palestra apresentada pelo Senhor Sargento FZ na Reforma, José Manuel Parreira, sobre o tema relacionado com a Guerra do Ultramar, com o título “Uma história de vida “, relatando a sua experiência através do seu testemunho. Ao longo do seu discurso deu a conhecer a sua dramática luta pela sobrevivência, depois de ter sido ferido com cinco tiros, e ter lutado durante 14 horas pela vida, até ser encontrado. Uma história de resistência, em que uma vez mais ficou demonstrado, que nunca se deve desistir, mesmos nos momentos mais adversos da vida.
Depois de almoço, os alunos dirigiram-se para a Unidade de Meios Desembarque, onde os cadetes do 1º ano aprenderam a montar um bote Zebro III.
Seguidamente, auxiliados pelos camaradas do 2º ano, transportaram os botes para o rio. Como marinheiros de antanho, traçaram rotas, sulcando as águas do velho rio Coina, com disciplina e denodo, em sintonia, com remada forte, enfrentando a corrente contraria que se fazia sentir para montante. O patrão do bote, aluno do 2º ano ia marcando a cadência, como um marinheiro experimentado, (Hipo, hopi, Hipo, hopi) assim, conseguindo manter o ritmo dos remadores, como nas “galeras gregas”, e o velho zebro III lá ia sulcando as águas do rio, até que chegou ao cais da Escola de Fuzileiros.
Depois, seguiu-se o prazer supremo, quando os jovens cadetes experimentaram a velocidade de um motor fora de borda de 50 cavalos, primeiramente agarrados a tudo que lhe parecia uma “ pega” do bote com receio de serem jogados pela borda fora. Depois, já mais confiantes, saboreando o prazer sublime da velocidade e finalmente, a sensação suprema de conduzirem um bote Zebro III.
Pareciam velhos Fuzileiros a sulcar as águas do rio Cacheu, Zaire, ou do Lago Niassa. No final, aprenderam a desmontar e a arrumar os botes nos seus hangares. Uma tarde inesquecível, que proporcionou mais conhecimentos na sua formação de Cadete do Mar e que faz jus ao seu lema - “ Valor, Lealdade e Mérito”.
As Actividades terminaram pelas 1700 horas. Depois dos cumprimentos de despedida, os cadetes foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
Fotografia
Mário Manso
*****************************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 07-12-2013
Conforme calendário de actividades programadas para o dia 07 de Dezembro, efectuou-se o encontro às 1330 horas, com os Cadetes no Museu da Marinha.
A formação foi baseada no estudo de dois temas diferentes: para os alunos da 1ª Esquadra, (1ºAno) foi escolhido o tema sobre os “Heróis Marinheiros da 1ª Guerra Mundial”, e para os alunos da 2ª Esquadra, (2ºAno) foi sobre os Fuzileiros na Guerra do Ultramar 1961/1974.
Os alunos foram acompanhados pelos respectivos Formadores dos Cadetes do Mar, nos temas de estudo que o acervo histórico do Museu de Marinha nos proporciona.
O estudo foi baseado nos Heróis Marinheiros distinguidos pelos actos de bravura, decisão, coragem e espirito de sacrifício praticados em combate, na defesa das Províncias Ultramarinas de Angola e Moçambique, contra as Forças alemãs, até ao final da guerra.
Os Cadetes tomaram conhecimento, sobre as causas, efeitos e consequências nessa época com a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, e o poderio militar distribuído pelos Países que fizeram parte neste conflito.
Foi escolhido por cada aluno o seu Herói Marinheiro. Deste modo, foi possível adquirir mais informações sobre cada personagem: como o ingresso na Escola Naval, início da carreira militar, funções exercidas de comando, condecorações, cargos diplomáticos em representação de Portugal, actividade cultural e a data do seu falecimento.
Os alunos da 2ª Esquadra, acompanhados pelo seu formador, dirigiram-se a outra secção do Museu, com a finalidade de estudar uma das guerras mais longas no decurso da História Portugal. A Guerra do Ultramar, conhecida hoje como Colonial, que decorreu entre 1961 a 1974, nas Províncias Ultramarinas de Angola, Guiné e Moçambique.
A formação baseou-se nos seguintes temas: as causas da guerra, Renascer dos Fuzileiros, os acontecimentos em Angola, 1º curso de Fuzileiros, instrução, constituição dos Destacamentos Fuzileiros Especiais e das Companhias e Pelotões de Fuzileiros Navais, equipamento e armamento utilizados e meios navais que os apoiavam.
No final da visita de formação ao Museu, as duas Esquadras reuniram-se com os seus formadores na sala de estudos. Foi realizado um resumo sobre cada um dos temas abordados, e foram esclarecidas algumas dúvidas apresentadas pelos alunos.
Esta actividade terminou às 1700 horas.
No final foram trocados cumprimentos de despedida e votos de Boas Festas entre Formadores e os Cadetes
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
Fotografia
Laurentino Santos
*****************************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 18-01-2014
No sábado 18 de Janeiro às 1400 horas, os Cadetes iniciaram as actividades programadas, na Fragata D. Fernando II e Gloria, no Núcleo Museológico Naval de Cacilhas.
A 5ª actividade iniciou-se com a abordagem de dois temas já programados: os cadetes da 1ª Esquadra, (1ºAno), o tema apresentado foi sobre os “Heróis Marinheiros da 1ª Guerra Mundial”, e para os Cadetes da 2ª Esquadra, (2ºAno) foi dado a conhecer a Nomenclatura do Navio e demonstrados exercícios da Arte do Marinheiro.
Sobre os Heróis Marinheiros da 1ª guerra Mundial, os cadetes deram a conhecer os seus trabalhos referente aos heróis escolhidos e que se notabilizaram neste conflito, tais como: Azevedo Coutinho, Afonso Cerqueira, Carvalho de Araújo e Oliveira e Carmo.
A Marinha, nesta guerra distribui-se entre missões de escolta a navios mercantes, transporte de tropas para a França, e Ultramar Português e fiscalização das águas portuguesas em zonas tempestuosas e infestadas de submarinos alemães, do qual se destaca o combate travado pelo NRP Augusto Castilho contra o submarino Alemão U139. A nossa Marinha, também participou no esforço de guerra com um Batalhão de Marinha em Angola e Moçambique contra as tropas Alemãs, em que muitos marinheiros sacrificaram as suas vidas em defesa da Pátria. Pelos feitos de estes bravos marinheiros e dos seus actos heroicos em combate, o Estandarte da Escola de Tecnologias Navais, (ETNA) sucessora do Corpo de Marinheiros da Armada, ostenta 2 condecorações da Ordem Militar da Torre de Espada e 2 Medalhas de Cruz de Guerra.
Os Cadetes do 2º ano tiveram a oportunidade se familiarizar com a estrutura de um navio, aprendendo deste modo a conhecer, que a parte mais importante do mesmo, é o casco. É dentro do casco que está instalado a máquina, os alojamentos do pessoal e todas as outras componentes do navio, assim como o seu esqueleto interior chamado ossada, onde se encontra as peças mais importantes: quilha, roda de proa, cadaste, baliza, longarinas, vaus e pés de carneiro… Seguidamente foi feita uma demostração de variadíssimos nós e voltas para os mais diversos fins; sendo os mais vulgares, nó direito, nó de escota, lais de guia, assim como a volta de fiel e voltas falidas.
Por último, contamos com a presença de dois alunos da Escola Naval que foram convidados para testemunhar as suas experiências enquanto alunos desta Instituição tão importante da nossa Marinha.
Foi uma oportunidade dos Cadetes Mar Fuzileiros, poderem ouvir jovens quase de a sua idade, descrever as suas experiencias, feitas de dedicação e sacrifício e principalmente a força de vontade para alcançar os objetivos a que se propuseram – terminar o curso e saírem oficias da Armada.
Foi certamente uma lição que os Cadetes do Mar Fuzileiros não irão esquecer, por vezes é mais fácil passar a mensagem quando ela é transmitida de jovem para jovem.
Os alunos da Escola Naval conseguiram com seu discurso de incentivo, deixaram um conhecimento mais profundo sobre a Escola Naval fazendo jus ao lema “TALENT DE BIEN FAIRE”.
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
Fotografia
Mário Manso
*******************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 15-02-2014
Conforme calendário do dia 15 de Fevereiro, os alunos apresentaram-se na Estação Fluvial do Barreiro e foram transportados pela viatura da Associação para a Escola de Fuzileiros.
À chegada, foram recebidos pelo Senhor Oficial de Dia da Unidade, que lhe deu as boas vindas, seguindo de imediato com os seus Formadores para as instalações que lhe estavam destinadas.
Os alunos devidamente uniformizados, dirigiram-se para a Parada da Unidade, onde se realizou a primeira formação, sendo ministrado o exercício prático de Cerimonial Naval, onde executaram individualmente várias funções de comando, ao nível de secção e pelotão, sempre supervisionado pelo formador dos Cadetes do Mar.
Seguidamente, os alunos receberam formação sobre Cartografia da responsabilidade do formador da Escola de Fuzileiros. Iniciou-se esta disciplina, com a leitura e interpretação de cartas Topográficas, aprendendo o Sistema de coordenadas geográficas, topográficas, militares, e UTM (Universal Transverse Mercator). A partir do conhecimento de Quadricula, da escala e dos sinais convencionais duma carta, aprenderam a identificar e localizar acidentes naturais no terreno. Também, estudaram a configuração do terreno; relevo, cota, altitude, curva de nível, declive, linhas de água e outros sinais convencionais que uma carta apresenta.
Aprenderam a distinguir a direcção de origem, direcção do zero ou de referência normalmente utilizada, direcção norte, e deste modo, a conhecer o norte geográfico, magnético e cartográfico. Seguiu-se a apresentação da Bussola magnética, a sua constituição, a introdução da declinação magnética, assim como as preocupações na sua utilização.
Depois do almoço, os alunos dirigiram-se para o exterior da Escola (Mata da Machada), onde reiniciaram as aulas práticas sobre cartografia, colocando em execução os conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente.
Aprenderam a localizarem-se no terreno, a orientar a carta, e seguir direcção de azimutes. Seguidamente, os formadores elaboraram um percurso e juntamente com os alunos, percorreram um itinerário, ajudando-os no esclarecimento das dúvidas que por vezes surgiram.
Por último, realizou-se a formação na área de apoio escolar (História), sobre o tema “O Dever da Memória” em homenagem aos heróis que defenderam Portugal.
As actividades de Formação terminaram às 1700 horas, apresentando os cadetes, cumprimento de despedida aos Formadores da Escola de Fuzileiros.
O transporte dos alunos foi efectuado pela viatura da Associação para a Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
Fotografia
Mário Manso
*****************************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 01-03-2014
No sábado dia 01 de Março de 2014, realizou-se a 7ª actividade na Escola de Fuzileiros. Os alunos tinham em calendário para esta data, formação na área de Ciências Militares na disciplina de Liderança. Matéria sempre aguardada com muito interesse por parte dos alunos e dos seus formadores.
Depois de uma breve palestra do formador da unidade sobre a importância desta disciplina, a qual será útil para o futuro dos alunos no desempenho de cargos civis ou militares. Acrescentando também que, a área de liderança fortalece os conhecimentos básicos na realização de tarefas do cotidiano da vida. Aprendendo técnicas que certamente lhes servirão para ultrapassar diferentes formas de actuar em situações difíceis e na aprendizagem de liderar um grupo.
Esta aula de Liderança (teórica) ministrada pelo formador SAJ FZ Carlos Beja, efectuada nas instalações do DFCO da Escola de Fuzileiros, foi abordada as diversas formas de a exercer: “autoritária, democrática e a inócua”. Suportada através de pequenos filmes, ajudando a compreender cada uma de essas formas. Foi igualmente dado a conhecer as Características e o Perfil de Competências, que um líder deve reunir para executar determinadas tarefas: comunicação oral, saber ouvir, capacidade de planear e organizar, capacidade de dirigir, capacidade de adaptação, auto confiança, auto domínio, espirito de colaboração, iniciativa e dinamismo. Foi igualmente exemplificado pelo formador, a importância de obter estas caractisticas para determinação de um líder. Foi aberto um espaço de tempo para questões e esclarecimentos dos temas apresentados durante a sessão teórica de abordagem à liderança.
Depois de almoço, os alunos reiniciaram área de Liderança (pratica) na execução de tarefas em zonas e locais apropriados e de responsabilidade do DFCO, nesta Escola.
Foram realizadas diversas tarefas de Liderança, onde foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a aula anterior. Observou-se o Perfil de Competência no desempenho da realização da tarefa atribuída a cada aluno.
Briefing - Como transmitir a informação de uma forma lógica e fluente, comunicar de forma clara e assertiva, definir a tarefa, a informação de recursos e as limitações existentes.
Planeamento e Organização – Definição de funções, a atribuição de recursos e avaliação da compreensão de cada elemento das suas funções no grupo.
Execução – a coordenação, motivação e dinamismo do apoio ao grupo, o cumprimento do planeamento, a gestão do tempo e as limitações de segurança.
De briefing - análise dos pontos negativos e positivos, os resultados obtidos pelo grupo e igualmente a sua própria autocritica na execução das tarefas efectuadas.
Depois de terminada a actividade de Liderança, os alunos despediram-se dos seus Formadores, e foram transportados para a Estação fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da UCMF
Fotografia
Mário Manso
*****************************************************
UNIDADE DOS CADETES DO MAR FUZILEIROS
Actividade 05-04-2014
No passado sábado dia 05 de Abril de 2014, realizou-se a 8ª e última Actividade da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, no âmbito do Calendário anual de Formação, na Escola de Fuzileiros.
A actividade iniciou-se com a Disciplina da Aptidão Física. Os Cadetes mais antigos já tinham experimentado a dificuldade da travessia da Pista de Lodo, de se movimentarem nela, no espirito de sacrifício que tinham de estar imbuídos para ultrapassar as dificuldades, como por exemplo; transportar um objecto volumoso, auxiliarem um camarada em dificuldades físicas, incentivar na transposição de obstáculos inopinados, tudo aquilo que os mais novos ainda não conheciam. Mas desta vez, eles iriam experimentar todas essas sensações sentidas pelos seus camaradas mais antigos, acompanhados por eles e pelo seu Formador da Escola de Fuzileiro.
Depois do aquecimento físico de preparação muscular/articular e psicológico que sempre se realiza antes do início de esta prova, os cadetes iriam pela 1ª vez sentir a dificuldade em ultrapassar alguns obstáculos da pista. De início, os mais novos sentiram-se receosos, mas, depois da demonstração e das palavras de incentivo do seu formador que os acompanhava, souberam ultrapassar os obstáculos com segurança, terminando com o sentimento do dever cumprido e com a confiança redobrada de poderem enfrentar outras dificuldades.
Seguidamente, os cadetes tiveram uma reunião com os seus Formadores, para apresentarem dúvidas e esclarecimentos sobres as várias matérias aprendidas durante este ano de Formação prestes a findar e, na preparação de um programa tentativa e datas para as próximas actividades do ano 2014-2015.
Depois do almoço, realizou-se a entrega ao Serviço de Abastecimento, do uniforme nº 9 (verde), que foi utilizado pelos cadetes durante ano de Formação na Escola de Fuzileiros.
Seguiu-se a realização na Parada da E.F., do ensaio para o Dia do Cadete do Mar, inserida na cerimónia de homenagem aos que combateram por Portugal, a realizar no dia 10 Maio, onde esteve presente o Director de Instrução do Corpo de Cadetes do Mar.
Na sala de aulas do Batalhão de Instrução da E.F., os cadetes apresentaram os seus contributos históricos para a exposição a efectuar no Dia dos Cadetes do Mar, com temas alusivos a esta cerimónia.
Foram feitas algumas correções e sugestões para a melhorias dos trabalhos já efectuados. Depois de terem terminado as actividades, os cadetes apresentaram os seus agradecimentos e despedidas ao representante do Comando da E.F., o Senhor 1º Tenente Pedro Dias.
No Final das actividades, os alunos foram transportados para a Estação Fluvial do Barreiro.
José Talhadas
Comandante da UCMF
Afonso Brandão
Mestre da Unidade
Fotografia
Afonso Brandão
**********************************************************
FIM DE ACTIVIDADES DO ANO 2013 – 2014