Criar um Site Grátis Fantástico

ATIVIDADES - 2014/2015

ATIVIDADES - 2014/2015

 UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

 

                                                  ACTIVIDADES 2014/2015

Escola de Fuzileiros  

Resenha 11-10-2014

0815   Recepção dos alunos na estação fluvial do Barreiro e transporte dos mesmos para a E.F.

 

0830  Como sempre, os jovens Cadetes formaram na Parada (com traje da Associação) em frente do Gabinete do Senhor Oficial Dia, cumprimentando-o e recebendo as boas vindas do mesmo. Seguidamente  dirigiram-se para o Batalhão de Instrução, onde foi entregue as chaves  do alojamento e da sala de aula a utilizar nestas actividades.

 

0900  Os Cadetes dirigiram-se para o depósito de fardamento onde foi distribuído o uniforme nº9, para ser utilizado durante a instrução (actividades) na Escola de Fuzileiros

 

0930 - 1200 . Em seguida, os Cadetes do 1º Ano foram  apresentados ao Senhor 1º Tenente Pedro Dias,  Oficial ligação e coordenador da Formação dos Cadetes do Mar Fuzileiros na E. F. Dando-se assim, inicio  aos testes de Motricidade e Fisiologia, assim como, a monitoração dos níveis de natação de cada um dos Cadetes.

 

1230 - 1330  Almoço no refeitório da EF.

 

1400 - 1600  Na parte da tarde, iniciou-se a formação dos Cadetes do Mar, com aulas  teórica e práticas da Disciplina de Cerimonial Marítimo (Ordem Unida, Honras e Continências) aprendendo os Cadetes a desenvolver o espirito de disciplina e sentimentos de coesão, pontualidade e uniformidade na execução dos movimentos.

 

1400 – 1650  Foi ministrada a Formação sobre a Disciplina de Comportamento Cívico à Comunidade Naval, sobre os seguintes temas: da Celebração dos 100 anos da 1ª Guerra Mundial e, dos Heróis  da Marinha Portuguesa no conflito. Aos Cadetes do 1º Ano, foi dado o conhecimento (Finalidades,  os Direitos e Deveres) da Organização dos Cadetes do Mar, assim como, os 393 anos de História dos Fuzileiros .

 

Uma tarde repleta de emoções e satisfação de terem aprendido uma nova realidade.

 

A formação durante a manhã foi ministrada pelos formadores da (EFZ) e durante a tarde pelos formadores dos (CM).

 

1700 - Final das actividades, os Cadetes foram transportados para a estação fluvial do Barreiro.

Constituída pelos seguintes alunos;

 

1. Tiago Nobre

2. Tomas Filipe

3. Duarte Paulo

4. Afonso Moita

5. Luis Liberato

6. Pedro Paixão

7. Ricardo Ferreira

*********************************************

Actividade 11-10-2014 Unidade de Fuzileiros Cadetes do Mar

Escola de Fuzileiros

FOTOS DA PRIMEIRA ATIVIDADE

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

Fotografia

Afonso Brandão e Ion Lesano

 

************************************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

 

ACTIVIDADES 2014/2015

Escola de Fuzileiros

Resenha 22-11-2014

 

0900 -1230 A Formação iniciou-se com uma aula de Orientação Desportiva. Depois, de uma breve revisão sobre a leitura de cartas topográficas  e manuseamento da bussola, pelo Senhor 1º Tenente Pedro Dias, este, informou os cadetes sobre o percurso individual de orientação que iriam percorrer:  os cuidados a ter com a leitura da carta, para que assim pudessem encontrar os pontos referenciados no terreno (ponto de controle – balizas), que eles teriam de encontrar, seguindo uma ordem imposta por caminhos à sua escolha, em terreno desconhecido e no prazo de tempo estabelecido para a prova.

 

A Partida foi efectuada, os alunos seguiram os diversos itinerários levando o seu cartão de controle do que eram portadores e, que ia sendo picado ao longo dos pontos de controle, de forma que, no final do seu  trajecto, obtivessem as marcas dos diferentes de cada  ponto. Esta prova foi realizada com níveis diferentes, destinado aos cadetes do 1º e 2º ano.

 

No final, todos sentiram-se satisfeitos e realizados, por pela primeira vez, terem sido avaliados nos seus conhecimento individuais, sobre este tipo de prova.

 

1400 -1700   Efectuaram-se as  aulas teóricas e práticas da disciplina de Cerimonial Naval. Os cadetes adquiriram conhecimentos sobre as Honras e Salvas Pessoais, Distintivos Nacionais dos Navios de Guerra , dos locais reservados e em que condições são hasteados, o Jaque, a Flamula e a Bandeira Nacional, assim como, o horário de içar e arrear da  Bandeira Nacional quando os navios estão fundeados e ancorados e o cumprimento (saudação) entre navios quando se cruzam a navegar.

 

Seguiu-se uma aula de Ordem Unida efectuada na Parada da Escola Fuzileiros, com a execução de movimentos a Pé firme e em marcha. Assim como, as posições e movimentos do Cadete Porta-Guião e Flamula .

 

Na Disciplina de Comportamento Cívico/Comunidade Naval , foram abordados temas relacionados com a Brigada Real de Marinha: a sua História, ano da sua Constituição e onde se destacou. Foi dado a conhecer a relevância dos seus actos na Campanha do Mediterrâneo no auxilio à marinha britânica contra ás forças francesas, no bloqueio à ilha de Malta, na transferência da Família Real para o Brasil ,no cerco à capital Caiena, (Guiana Francesa),  o que levou à sua conquista  e na Formação do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil.

 

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

Fotografia

Afonso Brandão

 

***************************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

 

ACTIVIDADES 2014/2015

Escola de Fuzileiros

Resenha 17-01-2015

 0830 - Recepção dos Cadetes na Estação Fluvial do Barreiro e transporte dos mesmos para a Escola de Fuzileiros.

 

0900 -1230 A Formação iniciou-se com uma aula de Ciências militares, abordando um tema sobre: Carreira e Formação de Praças na Armada. Seguiu-se uma aula de Aptidão Física, com a aprendizagem de Técnicas de Defesa Pessoal, que recorre fundamentalmente às armas naturais do corpo humano, esta aula foi ministrada por um professor especializado em artes marcial.

 

1230 - 1330 O Almoço foi servido no refeitório da Escola de Fuzileiros.

 

1400 -1700 Realizou-se a formação dos Cadetes com aulas teóricas e práticas, na disciplina de Cerimonial Naval de Ordem Unida, efectuada na Parada da Escola de Fuzileiros, com a Espada. Adquirindo assim os Cadetes, conhecimentos da execução de movimentos a Pé firme e em marcha, das diversas posições com a Espada embainhada e desembainhada, do Cadete armado de Espada.

Na Disciplina de Comportamento Cívico/Comunidade Naval , foram abordados temas relacionados com a 1º Guerra Mundial, a entrada de Portugal no conflito, a participação da Marinha Portuguesa e seus Heróis neste conflito.

A formação durante a manhã foi ministrada por Formadores da (AFZ), e da (EF), e durante a tarde, por Formadores da (AFZ e CCM).

 

1700 - Final das actividades e transporte dos Cadetes para a estação fluvial do Barreiro.

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

Fotografia

Mario Manso

 

****************************************************

 

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

 

ACTIVIDADES 2014/2015  

Escola de Fuzileiros

Resenha 14-02-2015

 

 0830 – Transporte dos Cadetes para a Escola de Fuzileiros

A Formação iniciou-se com uma aula de Cerimonial Naval, onde foram apresentados pelos Cadetes, dois trabalhos abordando  os seguintes temas: Carreira e Formação Militar Naval e a Formação da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros.

Seguiu-se uma aula de Aptidão Física, de treino Físico Geral, ministrada por o Senhor tenente Marques, Oficial de ligação entre a Escola de  Fuzileiros e os Cadetes do Mar Fuzileiros.

Depois do almoço,  reiniciou-se  a formação dos Cadetes, com aulas teóricas e práticas,  sobre a Área de Cerimonial Naval na disciplina de  Ordem Unida, efectuada na Parada da Escola de Fuzileiros.  Adquirindo assim, novos  conhecimentos da execução de movimentos a Pé firme e em marcha, como também,  a  aprendizagem de movimentos sincronizados em  diversas cerimónias protocolares do Corpo Cadetes do Mar

Na Área  de Comportamento Cívico/Comunidade Naval , foram abordados temas relacionados com História da Marinha, referentes ao seculo XIX e XX.

A formação durante a manhã foi ministrada por Formadores da (AFZ), e da (EF), e durante a tarde, por Formadores da  (AFZ e CCM).

1700 - Final das actividades e transporte dos Cadetes para a estação fluvial do Barreiro.

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

Fotografia

Afonso Brandão

**********************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

 

ACTIVIDADES 2014/2015  

Escola de Fuzileiros

Resenha 14-03-2015

 

0830 – Transporte dos Cadetes para a Escola de Fuzileiros.

Deu-se inicio a Formação de Cerimonial Naval com a disciplina de Ordem Unida do Cadete Porta Estandarte. Foram efectuadas revisões sobre os movimentos e as posições do Porta Guião. Também, foi ministrado a formação de um Bloco de Estandartes, as honras devidas ao Estandarte Nacional e os movimentos e posições do bloco de Estandartes e Guiões. Seguiu-se a área de Aptidão Física com travessia da Pista de Lodo; os alunos foram acompanhados por um formador da Escola de Fuzileiros e, iniciaram assim, o primeiro contacto com novas dificuldades de se movimentarem em terreno pantanoso, um esforço diferente onde tiveram oportunidade de colocar em prática o espirito de entre ajuda, característica necessária para ultrapassar as dificuldades encontradas ao longo do percurso. No final, depois de um duche retemperador de água quente, ficou o sentimento de uma experiência diferente!

Depois do almoço, reiniciou-se a formação dos Cadetes, na área de Comportamento Cívico/Naval, com uma palestra/divulgação, elaborada pela senhora STEN TN RP Virginia Moreiras do Centro de Recrutamento da Armada, sobre as candidaturas e condições de admissão para o ingresso em regime de contrato, assim, como as carreiras militares existentes na Armada. No final, foram esclarecidas todas as questões e duvidas apresentadas pelos Cadetes. Seguidamente foi realizada na Parada da Escola de Fuzileiros, o treino geral da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, para a Cerimónia do Dia Nacional do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal, a realizar na Escola de Tecnologias Navais, em 18 de Abril, no Alfeite.

1700 - Final das actividades e transporte dos Cadetes para a estação fluvial do Barreiro.

A formação foi ministrada por Formadores da (AFZ), e da (EF)

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

Fotografia

Afonso Brandão

****************************************************

UNIDADE DO CORPO DE CADETES DO MAR FUZILEIROS

ACTIVIDADES 2014/2015  

Museu de Marinha

Resenha 09-05-2015

 

     Conforme Calendário de Actividades da UCMF para sábado 09 Maio, realizou-se a visita de estudo ao Museu de Marinha, um dos mais fascinantes locais para conhecer a nossa História Marítima. Na Sala de entrada, os Cadetes começaram por comtemplar o majestoso quadro onde assinala as navegações portuguesas, assim como a estátua do Infante D Henrique ladeada pelas dos navegadores portugueses, que sob a sua orientação iniciaram a aventura atlântica.

 

     Seguindo-se a passagem para a sala dos Descobrimentos, numa aula interativa, onde os cadetes tiveram a oportunidade de aprofundar o estudo sobre o Tratado de Tordesilhas, as Rotas dos Descobrimentos, o Caminho para a India, e a Defesa do Império, identificando as Ameaças, os Interesses, os Aliados e os Inimigos de Portugal, na Época.

 

     Na sala do Século XVIII, dedicada a actividade Naval Portuguesa até ao início Século XIX, onde estão expostos os modelos de vários navios. Os cadetes tiveram assim, a oportunidade de apreciar os navios que realizaram a rota da “Carreira da Índia”, merecendo especial atenção a Fragata D Fernando II e Glória, sede dos Cadetes do Mar. Este período histórico foi referenciado de grande importância estratégica: na Defesa de Portugal no Mar, na ameaça do Bloqueio Continental de Napoleão ao comércio de Portugal, nos interesses de Portugal em manter a independência do Império Português, a aliança com a Grã-Bretanha, assim como, identificar os nossos inimigos na época, França Espanha e Rússia.

 

     Os cadetes terminaram esta visita na sala dos Séculos XIX e XX, apreciando o desenvolvimento e a evolução da Marinha de Guerra Portuguesa, e as diversas actividades por si realizadas, como; os combates travados durante a I Guerra Mundial no Atlântico e na Defesa da Africa Portuguesa.

 

      No final de esta visita de estudo, foram trocados cumprimentos de despedida entre os formadores e os cadetes, terminando assim, as actividades relativas ao ano 2014-2015.

José Talhadas

Comandante da UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre da UCMF

 

José Talhadas

Comandante UCMF

 

Afonso Brandão

Mestre UCMF

 

Fotografia 

Santos Laurentino 

 

FIM DE ACTIVIDADES DO ANO 2014 – 2015